O que plantar na primavera – Vamos plantar melancia?

Categorias: Floríferas, Frutíferas

Uma das frutas mais consumidas no verão, a Melancia, nossa protagonista de hoje, é fonte de vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e do aminoácido citrulina. Ela é uma das melhores fontes de água pois é constituída de cerca de 90% de água e cerca de 5% é açúcar.
A Melancia tem um valor nutricional incrível para saúde, por ser um fruto suculento, doce e rico em água é uma das frutas favoritas na estação mais quente do ano.
Mas para colher é preciso plantar e isso precisa ser feito “agora”.
A melancia pode ser cultivada em todo país, mas no sul costuma ser plantada de maio a setembro, principalmente nos meses de agosto e setembro que são pouco chuvosos. Mas no Nordeste, por exemplo, ela pode ser cultivada o ano inteiro, graças ao clima favorável.

Escolhendo o local

Metade do sucesso de sua plantação está na escolha da terra. Essa planta é típica de regiões quentes, sendo recomendado plantá-la em uma área que registre temperaturas entre 20°C e 35°C com frequência, pois ela precisa de calor para se desenvolver.

Preparando a terra

Antes de semear é preciso preparar o solo, então comece retirando todos os resíduos que estão visíveis para depois arar a terra para moer os restos menores, acelerar o processo de decomposição e transformar todos os dejetos em adubo orgânico/natural.
Além disso, também é recomendado corrigir a acidez do solo através da calagem (adubo com cal), pois do contrário as sementes não irão vingar. Revire a terra e depois acrescente calcário, que serve para estabilizar os níveis de magnésio, manganês, entre outros nutrientes.

Semeando

Adquira as sementes, as mais comuns são semente amarela, mini e a vermelha.
Para plantar faça covas em fileiras, contendo aproximadamente 12 cm de profundidade, com 20 cm de largura e 40 cm de distância uma cova da outra. Deposite 6 sementes por buraco e depois cubra-os com 2 camadas de terra. Regue o solo para acelerar o processo de germinação.
Cuidado para não regar demais o solo, e deixá-lo encharcado.

Irrigando a plantação

Após o plantio, recomenda-se regar os canteiros a cada 2 dias para dar tempo suficiente para a terra drenar a água e não ficar encharcada. Quando as plantas florescerem e durante a maturação dos frutos é preciso irrigar 1 vez por semana, desse modo eles se tornam maiores e mais doces.

Insetos polinizadores

Uma informação muito importante que precisa ser levada em consideração é que a melancia só produz frutos se houver por perto insetos polinizadores como abelhas, por exemplo.

Colheita

Após o plantio o prazo pra colheita é de em média 100 dias. Para saber se a melancia está madura, verifique se a parte dela que toca o chão está amarelada; se estiver, você já pode dar início a colheita. Ao colher, não retire o talo para evitar podridão, assim a fruta durará bem mais tempo.

Curiosidades:

A melancia tem o nome científico de Citrullus lanatus, pertencendo à família da Cucurbitaceae, o que lhe confere a característica de erva trepadeira, tendo sido descoberta inicialmente na África e, posteriormente, disseminada na Ásia e mais tarde no restante do mundo.
A melancia é uma planta rasteira, tendo capacidade para florescer uma vez por ano, apresentando flores pequenas em um tom amarelado, com folhas trilobuladas e triangulares. O fruto pode ser arredondado ou alongado, com uma textura lisa e firme, o lado interno é rosa avermelhado com sementes marrons, a polpa é muito suculenta e doce, desde que, é claro, esteja madura.

comendo-melancia

Tá servido?

Postado em 4 de setembro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!