Vantagens em cultivar uma alimentação orgânica

Categorias: Curiosidades, Dicas

É possível que você concorde: consumir alimentos orgânicos pode ser altamente viciante. Mas dentre todos os vícios, eis um vício do bem. E que tal começar a produzir a sua alimentação orgânica? Hoje não vamos te ensinar a plantar, mas queremos te mostrar qual o lucro por traz dessa ação, e não vamos citar o lucro econômico, mas os benefícios relacionados a sua saúde e a saúde do planeta.

Alimentos orgânicos são os alimentos produzidos de forma a não utilizar agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos.

O processo de produção conta com técnicas que respeitam o meio ambiente e mantém a qualidade do alimento. Com isso, os danos à saúde e o impacto ambiental são praticamente nulos.  Você pode produzir muita coisa em casa como frutas, legumes, verduras, hortaliças, carnes, ovos, feijão e cereais. Precisa de conhecimento, espaço, força de vontade e tempo, mas saiba que você pode ser um produtor de subsistência, sem que isso interfira no seu trabalho, ou seja, produzir alimentos orgânicos para si, pode ser um Hobby, não uma atividade fim.

Benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde

Ausência de agrotóxicos

Nenhum pesticida sintético é usado durante a produção de produtos orgânicos, fazendo com que os alimentos sejam mais saudáveis.

Valor nutricional

Alimentos orgânicos são mais nutritivos pois os adubos naturais produzem alimentos mais ricos.

Mais sabor

Alimentos orgânicos possuem sabor e aroma mais intensos, pois em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.

Benefícios dos alimentos orgânicos para o planeta

Melhoria da vida no campo

A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômica das comunidades rurais. Cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.

Conservação do solo

A produção orgânica visa à conservação da fertilidade do solo, com a prática de rotação de culturas e adubação verde.

Redução de poluição ambiental

A agricultura convencional pode poluir o solo de cultivo com produtos químicos que são prejudiciais. Além disso, os agrotóxicos e fertilizantes químicos são levados pela água da chuva e ventos para regiões vizinhas, podendo prejudicar tanto o local de utilização quanto locais distantes também.

Manutenção do bem-estar animal

Na produção orgânica de animais, eles são alimentados somente com produtos orgânicos e mantidos em locais mais espaçosos e menos estressantes, reduzindo o uso de hormônios artificiais ou antibióticos sintéticos.

Promoção da biodiversidade

A conservação do solo e a ausência de agrotóxicos auxiliam na preservação de pássaros, insetos e outros animais da região.

Protege a qualidade da água

Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e poluem rios e lagos.

Se gostou das dicas e tem a intenção de começar a produzir seu próprio alimento, comece com alguns temperos, pesquise, estude e arregace as mangas. Só colhe quem planta!
Postado em 23 de outubro de 2017 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!