Saiba quais são as particularidades das Zamioculcas

Categorias: Suculenta

Fácil de cuidar e perfeita para ambientes internos, a Zamioculca é uma suculenta muito usada na porta de entrada das residências, isso por conta de sua fama de atrair prosperidade.

Espécie exótica da família das Aráceas, originária da África tropical, as Zamioculcas são resistentes e necessitam de poucos cuidados. Elas conseguem sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação. Dessa forma, até mesmo uma pessoa que não tem muito tempo disponível ou muitos conhecimentos de jardinagem, é capaz de conservar Zamioculcas.

Perfeita para você que trabalha muito, passa pouco tempo em casa ou é “esquecido(a)” de carteirinha… Planta é um ser vivo, precisa de alguns cuidados para não definhar. Mas você vai ver que as Zamioculcas são mais independentes, e te poupam esforços!

As Zamioculcas são ótimas alternativas de plantas para ter em ambientes internos.
As Zamioculcas tem crescimento lento, mas podem crescer bastante.
As Zamioculcas são muito usadas em decorações com Feng Shui.

Leia também: Feng Shui, aprenda a usar a energia da natureza

Saiba como cuidar bem das suas Zamioculcas

As Zamioculcas podem ser cultivadas em vasos, nos canteiros de jardins, podem ainda ser mantidas à meia sombra e até sombra plena.

Mas um dos principais cuidados está no “solo”.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado, mas úmido. Por isso, quando regar evite acumular água, cheque para ver se a drenagem está ocorrendo. O acúmulo de água no fundo do vaso pode resultar no amarelamento das folhas e apodrecimento das raízes, consequentemente na morte da planta.

Periodicidade da rega

A necessidade de água é menor, se comparada a outras plantas. Portanto, se for uma planta de rua, sua preocupação maior será nos dias quentes e sem chuva. Sendo uma planta de vaso, cultivada dentro de casa/varanda, observe o solo e regue antes de secar a terra.

Verão: 2 a 3 vezes na semana

Inverno: 1 vez por semana nos dias mais frios.

Saiba mais sobre regas, leia também: Regue suas plantas – saiba como, quando e quantas vezes

Planta de baixa manutenção

Quando eu disse que ela é perfeita para quem tem pouco tempo, esqueci de mencionar que as zamioculcas também são perfeitas para quem não quer gastar muito com plantas. As zamioculcas não necessitam de podas tão pouco de adubação química. Mas, a cada 4 meses, faça uma adubação orgânica com húmus de minhoca para nutrir a planta. Isso já é o suficiente para ela crescer saudável.

Plantando as Zamioculcas em vasos

Vaso adequado

O vaso precisa ser maior que a planta para que as raízes possam crescer e se desenvolver.

Saiba mais sobre o tamanho do vaso: Aumente seu vaso e deixe sua planta crescer

Acessórios

Vaso com furo no fundo, argila expandida, manta de bidim para drenagem, colher de jardineiro, rastelo, terra, adubo orgânico, muda da planta.

kit-jardinagem

Postado em 16 de julho de 2018 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!