10 benefícios do orégano

Sabe o que combina com pizza de mussarela? Orégano. Sabe o que combina com o orégano? Tudo! E depois desse post você vai querer temperar até o cafezinho preto com essa bomba de benefícios nutricionais.
O orégano seco carrega uma boa parte das propriedades do orégano in natura, mas a planta fresca e seu óleo concentram a maioria dos benefícios do orégano para boa forma e saúde.
Imagine uma planta, fácil de cultivar, que possui propriedades diuréticas, antibacterianas, expectorantes, antioxidantes e muito mais… Imaginou? Pois é, tudo isso você encontra no orégano.
Vamos te mostrar os benefícios nutricionais do orégano e o quão bem ele faz só pro organismo.
Apesar de pequeno no tamanho, as folhinhas do orégano são fontes de vitaminas e minerais, e possuem compostos que permitem seu uso como planta medicinal.
São ricos em:
Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso.
Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas.
Vitaminas: A, C, K e complexo B;
Minerais: zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio.
Ômega 3: para proteção da saúde cardiovascular e cerebral.
Motivos para consumir orégano diariamente
- Ajuda a perder peso
O óleo de orégano auxilia na perda de peso devido a presença do carvacrol, composto que reduz a inflamação dos tecidos adiposos.
- Reduz inflamações e dores musculares
O óleo de orégano pode ser um ótimo relaxante muscular quando aplicado diretamente sobre a pele.
- Melhora a digestão
Em forma de óleo ele estimula a secreção de bile pelo fígado facilitando a digestão de gorduras.
- Combate organismos nocivos
O orégano é um excelente bactericida e fungicida.
- Regula o período menstrual
O consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce.
- Controla a pressão arterial
Dentre os minerais que há em sua composição, há o potássio que ajuda a controlar a pressão arterial elevada.
- Previne o vírus da gripe
O orégano fortalece o sistema imunológico.
- Fonte de antioxidante
Antioxidantes são ativos que agem neutralizando os radicais livres formados no organismo, atrapalhando o seu funcionamento normal e causando diversos problemas. Na pele, os antioxidantes combatem os radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento levando ao aparecimento precoce de linhas de expressão, rugas e manchas.
- Prevenção do câncer
As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas do orégano permitem uma progressão mais lenta de certos tipos de câncer, como o de próstata e o de mama.
- Controla ataque de asma
O carvacrol, os terpenos e flavonoides do orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos branquiais. Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.
1 comentário
Izaura lacerda
12/08/2019Oi !!! Acho ótimo as dicas q vcs dão. Gostaria de daber se vcs fazem jardinagem em casas e se dazem como e como é a forma de cobrar, é por metro quadrado?