Como cuidar das suas hortas no verão?

Categorias: Dicas

Ao contrário de outros países, nossas hortas acabam sofrendo mais no verão. Em países com climas temperados, as nossas plantas acabam sofrendo com a neve e as geadas, porém, em países com climas tropicais ou subtropicais, como o Brasil, as plantas sofrem com o calor intenso, as chuvas fortes e as chuvas de granizo. Por isso, precisamos tomar um cuidado redobrado com os nossos jardins e as nossas hortas no verão. Mas quais cuidados são esses? Vem com a gente descobrir!

Regas

Com o sol forte, é muito importante prestar muita atenção nas regas, já que, quando a água entra em contato com o calor, acaba evaporando mais rápido, deixando suas plantas sem água. No verão, o número de regas deve ser dobrado, sendo feitas duas vezes por dia, pela manhã e no final da tarde, quando o sol estiver menos intenso, assim, evitando que a água evapore. Além disso, regue sempre diretamente na terra, folhas molhadas queimam facilmente em contato com o sol.

Sombra

A sombra também é muito necessária no verão, então, invista em sombrites pretos. Além de proteger o sol, a sombra também ajudará a manter a terra úmida, já que, sem o contato do sol direto, a água não irá evaporar.

Deixe as plantas juntinhas

Caso não possa investir em sombrite, que tal deixar as plantas mais juntinhas? Se as plantas estiverem próximas umas das outras, suas folhas irão sombrear a terra, também evitando que o substrato não fique seco rápido demais. Se nem isso você puder fazer, cubra a terra com palha ou grama seca, assim, você também irá protegê-la.

Drenagem

Assim como a sombra é importante para não deixar a água ir embora mais rápido, a drenagem também é importante para não deixar sua planta inundada. Não esqueça que, com o calor, pragas e fungos aparecem com mais frequência e umidade demais será um prato cheio para eles. Então, mantenha o substrato sempre muito bem drenado.

Anotou tudo? Faça questão de tomar todos esses cuidados nesse verão, hein!?

Postado em 12 de janeiro de 2021 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!