Amor-perfeito: Perfeito para a culinária e para a saúde
Você já pensou em usar flores nos seus pratos? Não? Hoje, iremos falar sobre como o uso da flor amor-perfeito pode ser, além de agradável aos olhos nos pratos, saudável em seus hábitos culinários.
Antes, vamos conhecer um pouco sobre a história do amor-perfeito e seu uso variado, podendo ser até poção de amor – seu nome não é amor-perfeito à toa, certo? Numa tradição inglesa, Viola tricolor, era usada como um elixir do amor: quando uma poção de suas pétalas era colocada sobre os olhos de alguém, enquanto este estava dormindo, ele se apaixonaria pela primeira pessoa que visse… inacreditável, né?
Porém, amor-perfeito vai além dos contos de amor. Por conta de suas pétalas arredondadas com suas manchas, que lembram uma face humana, os gregos acreditavam que os amores-perfeitos não passavam de pessoas que ousaram espiar a deusa Afrodite enquanto se banhava num lago, deixando Zeus furioso. Com isso, ele “amaldiçoou-as” a serem flores pela eternidade.
Amor-perfeito é originário da Europa e tem como nome cientifíco Viola tricolor, além de a flor ser conhecida também como amor-perfeito-dos-jardins, amor-perfeito, violeta-de-três-cores ou flor-da-trindade. Por que flor-da-trindade? Por conta de suas três cores, a palavra trindade foi usada como uma referência a Santíssima Trindade. Dividida em duas variações, amor-perfeito pode ser encontrado em versões miniaturas e crespas, além do seu porte normal. Suas cores são variadas, passando por branco até cores mais únicas, como violeta e púrpura.
Além da sua beleza, a flor possui várias propriedades, sendo elas adstringente, antioxidante, antisseborreica, antiinflamatória, bactericida, béquica, calmante, depurativa, diurética, emoliente, laxante, sudorífera e tônica. Por conta disso, ela é usada como medicamento e cosmético. Como chá, ela pode ser uma forte aliada no combate de resfriados, gripes, problemas de pele, tais como dermatite, acnes, seborreias e erupções na pele de recém-nascidos. Misturada com mel, uma pomada pode ser feita, a fim de auxiliar no sarar de feridas. Como cosméticos, amor-perfeito pode ser usado na limpeza de pele e como loção capilar contra a queda de cabelo, bem como pode ser utilizada como perfume.
Levando em consideração suas belas cores e seu sabor adocicado, amor-perfeito pode ser usado em vários pratos, como sobremesas, saladas de frutas e pratos agridoces. O uso dela no prato pode deixá-lo ainda mais colorido e chamativo ao paladar. Além do seu sabor, já sabemos que a flor possui várias propriedades que serão saudáveis para a sua saúde e, por isso, pode ser uma boa aliada numa alimentação saudável.
E então? Sabendo disso tudo, você considera usar o amor-perfeito em sua rotina alimentar? Conte para nós!