Benefícios da Arnica
Originária das montanhas da Europa, essa bela flor amarela pode ser usada para vários tratamentos. Porém, antes de falarmos sobre eles, vamos conhecer um pouco mais sobre a flor.
Conhecida por vários nomes populares, como arnica das montanhas e cravo-dos-alpes, a arnica pode ser encontrada em 30 espécies, sendo as mais usadas Arnica montana e Arnica chamissonis. Atualmente, ela é uma planta protegida por países como Itália, Espanha e Suíça. Seu uso para medicina vem desde os tempos medievais, sendo muito conhecida pelo povo ancestral da Europa, assim como, pelo povo indígena norte-americano e, por esse último, era usada para tratar irritações cutâneas. Hoje, já sabemos que ela é altamente tóxica e, por conta disso, deve ser usada por meio de homeopatia ou de uma maneira recomendada por um médico. Seu uso sem prescrição pode causar problemas sérios como náusea, vômito, dor de estômago, cólica, alteração do ritmo cardíaco, agitação, convulsões ou até a morte. Porém, apesar dessas contraindicações, a arnica pode ser uma boa aliada em relação à alguns problemas de saúde.
A arnica tem propriedades curativas e pode auxiliar na cicatrização de ferimentos leves, ajuda no combate de dores causadas por contusões e ferimentos, auxilia no controle de hemorragias leves, bem como é um anti-inflamatório, antisséptico, tônico e analgésico.
Por conta dessas propriedades, a arnica pode auxiliar em tratamentos de pele, visto que ela é rica em ácido carbônico e outros componentes que deixam a pele mais hidratada e com um aspecto mais bonito. Além disso, ela também pode ajudar no combate de dores musculares. O uso dela em soluções homeopáticas pode reduzir as dores de maneira significativa. Assim como, a arnica teve bons resultados contra a artrite. Pesquisas de 2007 demonstraram que um gel da flor diminuiu os sintomas de dor em pessoas que foram diagnosticadas com artrite, sendo tão eficiente quanto o ibuprofeno. Ela também pode ser usada para resolver outros problemas estéticos, como a queda de cabelo e a caspa. Foi provado que a planta pode auxiliar no crescimento e fortalecimento dos cabelos e, também, por conta de suas propriedades, é usada na redução do excesso de oleosidade e do sebo do couro cabeludo, o que reduz a sujeira, causadora da caspa. Por mais que a arnica, em uso abusivo, possa causar tantos problemas, ela pode ser uma boa aliada contra dores e problemas estéticos, quando usada de maneira responsável e indicada por um médico. Fazendo bom uso dessa flor, ela trará apenas benefícios para a sua saúde