Como cultivar a chia na sua casa

Categorias: Dicas

O que você acha de ter a chia na sua horta? Antes de falarmos sobre como ter sua própria plantação de chia, vamos comentar sobre os benefícios dessa semente.

Salvia hispânica, mais conhecida como chia, era usada antigamente como fonte de energia, por isso possui o nome chia, que tem como significado força. É uma semente rica em ferro, fibra, ômega 3, potássio e cálcio e, bem como, antioxidante. Uma colher dessas sementes nas suas refeições é o suficiente para proporcionar todos esses benefícios à sua saúde.

Além de todos esses benefícios, a chia não é uma planta que precisa de muitos luxos ao ser plantada. A única coisa que ela precisa, de uma maneira um pouco mais exagerada, é o espaço, já que ela pode alcançar até 2 metros de altura. Até a esse ponto, você deve estar se perguntando: “mas onde eu vou encontrar as sementes para plantar?”. Não vai ser difícil. É só ir até uma loja de produtos naturais, lá você vai encontrá-las. Antes de levá-la ao seu local fixo de plantação, é necessário plantá-la num vaso ou até mesmo algodão. Quanto a terra, ela pode ser plantada em terras pouco férteis e não muito úmidas, pois esta não se dá tão bem com a umidade. Ela pode ser molhada a cada dois dias. Mesmo que não precise de umidade, a chia precisa de muita luz para germinar, portanto, é importante que ela seja plantada num ambiente em que o sol esteja sempre em contato com as sementes e, logo, com os brotos. Para que ela tenha contato com a luz, não é preciso que ela seja enterrada, apenas que seja colocada sobre o solo ou algodão úmido. Para que as sementes alcancem uma germinação uniformizada, é interessante usar o ácido giberélico GA3, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem. Quando a planta chegar a uma altura de 7 a 10cm, podemos, enfim, levá-la ao seu local fixo, plantando-as com uma distância de 40cm entre elas.

A colheita das sementes pode levar entre 120 a 180 dias. Sabemos quando a apanha das sementes pode ser feita quando as flores secam e podem esfarelar-se nas mãos. Para a limpeza das sementes, é preciso utilizar uma peneira fina. A fim de não ocorrer a perda das propriedades ricas das sementes, é aconselhável guardá-las em um ambiente seco, fresco e de pouca luz.

Postado em 22 de maio de 2020 |