Dicas e curiosidades sobre a Pitaya

Categorias: Acessórios

A Pitaya ou Pitaia é uma fruta linda, diferente e de alto valor nutricional. Somos abençoados por estarmos localizados num país de clima tropical e subtropical, rico em fauna e flora e com uma imensa variedade de plantas a nossa disposição.

Para você conhecê-la melhor, separamos aqui, diversas informações e curiosidades sobre a Pitaya.

Origem do nome Pitaya Espanhola
Significado Fruto de escamas (fruta do fradão)
Espécie Cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus
OrigemAmérica Central e México
Clima Tropical e subtropical
Variedades Poupa rosada, branca e amarela
Diâmetro das flores 20cm

Como plantar Pitaya orgânica

A Pitaya é uma planta versátil e resistente, podendo ser cultivada tanto em grandes canteiros e espaços abertos quanto em vasos domésticos. Ela exigirá pouca atenção, algumas regas e estacas, se foi gosta dessa fruta e tem pouco tempo livre, um pomar de Pitaya pode ser bem interessante.

Plantar Pitaya em vaso é uma alternativa possível, porque ela é de fácil adaptação, portanto poderá crescer como árvore, para cima, ou no estilo samambaia, para baixo.

Preparando as mudas

O primeiro passo para aprender como plantar Pitaya orgânica, é escolher uma das duas formas de obtenção de mudas: sementes ou estacas.

Se escolher começar do zero, com sementes, retire as sementes de uma Pitaya madura, lave e semeie. As sementeiras devem ter areia lavada ou substrato específico para produção e propagação de mudas.

  • Germinação: de 8 a 12 dias após o plantio
  • Rega: diária, mas sem encharcar o substrato
  • Transplante: 5 meses após o surgimento da muda (15 a 20cm de altura)
  • Vasos: 40 cm de profundidade

Agora, se escolher pular esta etapa e fazer propagação por estacas, escolha uma planta saudável e que produza frutos de qualidade, respeite as articulações características da planta ao fazer os cortes.

  • Recipiente de plantio: escuro
  • Solo: fértil e bem drenado
  • Rega: diária e moderada nos primeiros 30 dias
  • Transplante: após 30 dias

Clima e iluminação

Não esqueça que a Pitaya é um cacto, com forte resistência ao calor, por isso a temperatura ideal para cultivar Pitaya está entre 18°C e 26°C, com baixa umidade do ar.

Com relação à iluminação ela necessita de exposição direta do sol. É uma planta sem folhas verdadeiras e seu caule é responsável pela fotossíntese, por isso precisa de luz direta nesta estrutura.

Solo e regas

O solo ideal para se plantar Pitaya orgânica deve ser um solo mais leve, ou seja, mais areia e com um baixo nível de retenção de água. O pH do solo deve ser mantido entre 6 e 7. Em caso de solos pobres é recomendado o uso de adubos orgânicos, como por exemplo, cascas de ovos, ricas em cálcio.

A irrigação adequada é fundamental para o sucesso do cultivo. É necessário checar a umidade do solo sempre que possível, pois o solo não pode nunca ficar encharcado; adulta, a Pitaya deve ser irrigada duas ou três vezes por semana apenas.

Floração e frutificação

A Pitaya produz uma das mais belas flores, no entanto, a floração dura entre 8 e 12 horas e só acontece a noite. Uma Pitaya adulta pode proporcionar até 3 safras anuais.

Colheita

A colheita da Pitaya é mais delicada que das demais frutas pois após colhida a fruta não continua o processo de amadurecimento. Portanto, o produtor orgânico deve estar sempre atento à fruta antes de colher. Quando a casca da fruta estiver vermelha ou rosa em tonalidades vibrantes, é porque a Pitaya está pronta para a colheita.

Postado em 18 de novembro de 2019 |