Como plantar laranjas em vasos
Não é porque você mora na cidade, no alto de um apartamento, que não pode saborear a fruta colhida do pé.
Que tal ter em casa, em um vaso, suas frutas preferidas como aquelas que geralmente vemos em pomares e quintais, com sabor de infância?
Pois saiba que isso é possível.
Se você já arrancou uma fruta do pé e saboreou na hora, sabe o quão incrível é sentir esse gostinho. As árvores frutíferas, quando cultivadas em vaso, são fáceis de manter, basta cuidar, fertilizar e irrigar com carinho, para receber os frutos em troca, e quem sabe até, criar memórias saudosas em seus filhos e netos.
A origem da laranja
Segundo pesquisas, as primeiras plantações de laranja aconteceram na Ásia há 2 mil anos e na idade média a Europa pode conhecer o sabor dessa fruta maravilhosa.
Na época do descobrimento os Portugueses trouxeram vários tipos de mudas e plantaram no Brasil, nas regiões ocupadas. O clima tropical e o rico solo aqui existente facilitaram a adaptação da fruta, que inicialmente foi plantada no nordeste e depois ganhou o sul e sudeste.
Benefícios nutricionais
A laranja é um alimento rico em vitaminas, principalmente a C e A, bem como antioxidantes (Flavonóides – Hesperidina) e minerais (Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio).
Tipos de laranja consumidos no Brasil
Laranja Bahia – conhecida como laranja de umbigo, possui sabor adocicado, polpa suculenta e casca amarela intenso.
Laranja da Terra – possui sabor ácido e polpa suculenta, muito utilizada para compotas e sucos, tamanho pequeno e forma achatada.
Laranja Lima – possui teor reduzido de acidez, sabor doce intenso, casca amarelo claro e fina.
Laranja seleta – fruta de tamanho médio ou grande, sabor adocicado, casca amarelo claro consumida ao natural ou em sucos.
Laranja pera – suculenta, de tamanho pequeno, casca avermelhada, ideal para compotas e sucos.
Laranja Barão – de tamanho médio, suculenta, utilizada em preparações culinárias, casca fina e lisa.
Dicas sobre o plantio em vasos
Para todos os tipos de laranja que você deseja plantar, recomendamos escolher vasos entre 60 a 100 litros de volume.
Faça uma drenagem com argila expandida ou brita, sendo que a brita também servirá como peso, caso seu vaso fique numa sacada ou outro lugar que sofra com vento.
O espaço vazio no vaso deve ser preenchido com o substrato e para que sua planta tenha mais vitalidade acrescente uma fonte de fósforo.
Trinta a quarenta dias após o plantio, faça um adubação na cobertura, usando um adubo de liberação lenta de 3-4 meses, como: adubo N-P-K 10-10-10 (a cada 2 meses).
Quer saber o passo a passo de como plantar? Acesse nossa postagem Dicas básicas pra quem vai plantar e fique pronto para colocar a mão na terra.
5 Comentários
Eduardo Godinho
20/05/2020Vocês tem para venda laranjeira em vaso?
HM Jardins
08/07/2020Oi Eduardo, Sim temos, estamos localizados em Porto Alegre, na rua São Manoel. Abraços
Marcelo Roza
17/01/2018Muito bem explicado. mão na massa ou melhor: na terra e vazo
Antônia Marques da S. Marques
24/01/2017Gostaria de entrar em contato com quem faz mudas de plantas frutíferas.
Lusiane Farias
24/01/2017Respondido via e-mail. Agradecemos o contato.