Quais plantas são tóxicas para gatos?
Gatos são pets cada vez mais populares, porém, você sabia que há várias plantas que podem ser tóxicas para eles? É importante ficar atento a isso, pois algumas podem ser fatais para o pet.
Há várias plantas que são benéficas para pets, inclusive, já falamos sobre isso aqui, mas há também plantas que são muito tóxicas e devemos prestar bastante atenção nisso, principalmente porque é comum gatos comerem plantinhas. Uma das plantas é a Palmeira Sagu. A planta inteira é super tóxica e é bem comum tê-la em casa. Seu maior perigo são as sementes e, caso sejam ingeridas, podem causar convulsão e falha nos rins. Alguns outros sintomas que são bem comuns são a diarreia e o vômito, por isso, fique sempre de olho em qualquer sinal.
A mamona foi bastante presente na infância de muita gente e a temos no nosso jardim até hoje. Porém, ela também é muito tóxica para os gatos, podendo causar dores abdominais, salivação excessiva, falta de apetite e irritações gastrointestinais, tudo por causa do componente rícino, presente na planta. Caso haja desidratação e espasmos musculares, o gato deve ser levado com urgência para o veterinário, pois esses sintomas são sinal de que a intoxicação foi grande.
A espada-de-são-jorge é outra planta que é muito comum em nossas casas e é bem popular, no entanto, ela é uma das plantas mais perigosas para os nossos pets. Essa planta pode causar interrupção dos movimentos, dificuldade respiratória, salivação intensa e até a morte do seu gato. Tome muito cuidado com ela!
Algumas flores também são bastante tóxicas, como a azaleia e o lírio. A azaleia é a mais perigosa, podendo causar depressão do sistema nervoso, o que leva a um colapso cardiovascular, dificuldade para respirar e até o coma, podendo levar seu gatinho a morte. Já o lírio causa problemas no fígado, eleva a pressão arterial, deixando seu gatinho hipertenso.
Preste sempre atenção nas plantas que seus gatos ficam próximos e, se você notar qualquer comportamento estranho no seu gato, leve-o imediatamente para o veterinário. Gatos são animais que mantém um padrão de comportamento e, por isso, qualquer sinal que esteja fora da rotina dele, é preocupante.