Tomilho – conheça os benefícios dessa especiaria culinária
Nós que trabalhamos com a natureza e estamos muito próximos de tudo de melhor que ela pode fornecer, queremos ampliar o leque, falando um pouquinho sobre o quanto uma determinada planta pode fazer bem a saúde e dar sabor à mesa.
Embora sejamos uma empresa de jardinagem e paisagismo, nosso negócio mesmo “planta”. E elas, as plantas, estão disponíveis na natureza para embelezar, curar e agradar nosso paladar. Basta saber usá-las; algumas, inclusive, podem ser usadas sem moderação.
O Tomilho, essa plantinha simples de cultivar e usada desde a antiguidade e extremamente benéfica a saúde e custa menos de 5 reais a muda. Mas o valor nutricional que ela proporciona, se colocado na balança, tem um custo x benefício que não se pode mensurar.
O tomilho é uma planta muito utilizada como erva medicinal e como especiaria culinária para adicionar sabor ao alimento. Parente da hortelã, do orégano e do alecrim (parentada boa) ele se destaca na farmacologia por apresentar altos índices de compostos fenólicos, principalmente timol, eugenol e carvacrol, que são poderosos antioxidantes. Além disso, também é rico em vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras. O tomilho ainda é anti-alérgico, anti-inflamatório e anti-microbiano.
Na antiguidade, além do uso na cozinha, o tomilho era indicado para combater envenenamentos, proteger carnes da deterioração, seu óleo era usado em curativos (antes da invenção do antibiótico).
O que é o tomilho?
O tomilho é uma erva da espécie Thymus vulgaris que pertence à família da hortelã. Ela é cultivada no mundo inteiro e suas folhas secas ou frescas são usadas como tempero na culinária. É uma erva com dezenas de variedades, sendo a mais conhecida o tomilho francês.
Benefícios
Dentre os vários benefícios da erva, podemos citar:
- Os antioxidantes presentes da erva agem na prevenção do envelhecimento.
- Ajuda no funcionamento do intestino devido à alta concentração de fibras.
- O tomilho também ajuda a reduzir a ansiedade e a compulsão alimentar.
- Por ser rica em vitamina A e em compostos chamados de flavonoides, ajudam a retardar a degeneração macular (área da retina dos olhos, responsável pela visão dos detalhes).
- Protege os ossos pois é rico em cálcio e magnésio, minerais que agem como protetores dos ossos e previnem a osteoporose e osteopenia.
- Combate a depressão.
- Melhora a imunidade.
- Previne o envenenamento ou intoxicação alimentar.
- Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol.
- Age contra a dor de garganta.
- Remédio natural contra a bronquite.
Como tempero, através de infusão ou em remédio encontrado em farmácias o tomilho é muito importante no funcionamento do seu organismo.
2 Comentários
Vilma
24/06/2018Adoro ,sempre uso como tempero, mas não sei usar pra outra coisa! !
HM Jardins
04/07/2018Olá Vilma, Comida com Tomilho e outros temperos naturais como sálvia, salsa, manjericão "minha nossa" é bom demais né... Tem outro sabor! E o tomilho, é muito rico pra saúde. Vai desde ajudar no funcionamento intestinal até combater os efeitos da depressão... Grande abraço, obrigada por nos acompanhar!