3 benefícios que a jardinagem traz para a sua saúde mental

Categorias: Curiosidades, Dicas

No atual momento em que nos encontramos, é importante sempre lembrarmos de cuidar da nossa saúde mental. Com tudo o que está acontecendo, é normal que a gente se se sinta esgotado psicologicamente. Para isso, é importante ter práticas que te ajuda a manter sua saúde mental. e uma delas pode ser a jardinagem. Pensando nisso, trouxemos 3 benefícios que a jardinagem traz para a nossa saúde mental.

1. Reduz o estresse


A jardinagem ajuda bastante a sua saúde mental e, além disso, pode ser usada como um escape da rotina que estamos tendo. Quer diminuir o estresse? A jardinagem pode te ajudar nisso. Já que ela traz esse escape da rotina, a jardinagem traz tranquilidade e paz para o seu dia, além de que a cor verde sozinha tem capacidade de nos acamar naturalmente e lidar com plantas verdes pode ajudar com isso.

2. Você terá um propósito


Você vai ter um propósito e uma sensação de responsabilidade ao ter um jardim, já que ele precisa de cuidados diários. Vai ser uma responsabilidade. Além disso, fazer jardinagem vai ser gratificante, principalmente, ao ver o resultado final ou, até mesmo, ao se dar conta que aprendeu uma coisa nova e isso é muito bom para a sua saúde mental.

3. Ajuda o sistema imunológico


Ter contato com a terra, com o sol, a natureza vai te auxiliar e muito a criar uma resistência a doenças crônicas, pois ter todo esse contato fortalecerá o seu sistema imunológico. Na terra, você encontra a Mycobacterium vaccae, uma bactéria amiga que ajuda e muito não só a aliviar os sintomas de algumas doenças, como alergias, mas também a reduzir a depressão e só a jardinagem vai te proporcionar contato com essa bactéria. Não bastasse isso, você terá um tempinho no sol enquanto faz a jardinagem e sol é fonte de vitamina D, importante para a nossa saúde mental e, também, para ajudar a nossa resistência contra doenças crônicas.


Você faz jardinagem? Acha que ela impacta na sua saúde mental? Conta pra gente.

Postado em 7 de outubro de 2020 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!