Árvores que você pode plantar em sua calçada
A arborização é fundamental na qualidade de vida das pessoas, ela contribui na melhora da ventilação e sombreamento mantendo a temperatura constante durante o dia e a noite. Copas mais densas proporcionam maior sombreamento e permeáveis permitem a maior passagem de luz.
Plantar uma árvore na calçada é um ótimo jeito de contribuir para a manutenção ambiental da cidade e para a biodiversidade. No entanto, antes de escolher a muda, é preciso atentar a alguns fatores essenciais. Entre os principais cuidados estão: o tipo de raiz, o porte da árvore, a origem e se a espécie é frutífera ou não.
O ideal é que em calçadas não sejam usadas espécies com frutos pesados, que possam causar acidentes aos pedestres, e que não sejam tão grandes a ponto de bloquear a iluminação ou causar danos na cimentação e aos fios de transmissão de energia. Nas áreas com fiação convencional o correto é que sejam usadas espécies de pequeno porte, cuja altura não seja superior a seis metros. Em locais com recuo predial de no mínimo três metros, com fiação ausente, é possível usar espécies de porte médio, que chegam a 12 metros de altura, com diâmetro médio da copa em sete metros.
Dicas importantes
- Não é correto plantar várias árvores no espaço onde só cabe uma; cada árvore necessita de seu espaço para desenvolver corretamente, isto em função da sua altura e projeção da copa.
- O formato e tamanho recomendados das covas de plantio são de covas cúbicas de 70 cm.
- Nunca utilize manilha para o plantio da muda, pois ela limita o crescimento do tronco e das raízes, também faz com que as calçadas rachem, podendo em muitos casos contribuir para o apodrecimento das raízes.
- A área ao redor da muda, ou seja, o canteiro, ou área livre de impermeabilização são importantes para as raízes respirarem e retirarem água e nutrientes do solo.
- O canteiro ideal para um bom desenvolvimento de árvores situadas em uma calçada é de no mínimo 1m², podendo ser maior, preferencialmente gramado.
- Adubação genérica da cova de plantio: 500 gramas de calcário calcítico ou dolomítico mais 20 litros de esterco de curral curtido, mais 350 gramas de adubo da formulação 4-14-8 ou 10-10-10 ou 03-15-15, mais a quantidade de terra suficiente para completar o volume da cova.
- Não deixe de plantar uma árvore, mesmo que você não tenha todos os adubos recomendados.
- É recomendável e importante que a muda tenha pelo menos 1,80 metro de altura, e que seja a mais retilínea possível, sem brotações laterais ou bifurcações.
- Utilize um sarrafo ou estaca de bambu de 2,0 metros, enterrando 50 centímetros no solo, ficando 1,50 metros acima da superfície do terreno, para tutorar a muda.
Árvores ideais para plantar na calçada
- Marinheiro: Tem altura média de quatro a seis metros e floração entre os meses de maio e julho.
- Ipê-Mirim: Pode chegar a sete metros de altura, tem floração entre os meses de janeiro e maio.
- Candelabro: Sua altura varia de quatro a seis metros. A floração vermelha acontece entre junho e setembro.
- Flanboyant: Tem altura média de três a cinco metros. Sua floração é bastante diversificada, aparecendo nas cores: rosa, vermelha, amarela e branca, entre os meses de setembro e maio.
- Quaresmeira: Sua altura varia de oito a doze metros. As flores roxas ou rosadas costumam aparecer entre os meses de janeiro e abril e também entre junho e agosto.
- Cambuci: Com altura entre três e cinco metros, esta árvore tem flores grandes e brancas. Mas, seu principal destaque são os frutos, que costumam aparecer entre os meses de fevereiro e março.
- Pitangueira: Sua altura varia de dois a quatro metros. A árvore produz pequenos frutos e folhes brancas, ideais para alimentar abelhas.
- Jabuticabeira: Esta espécie pode chegar a dez metros de altura. Ela costuma florescer entre a primavera e o verão, produzindo grandes quantidades de frutos.
1 comentário
Regina
17/04/2017Excelente abordagem. Muito importante pensar antes de plantar.