Como recuperar uma planta seca
Sua planta começou a secar? Calma! Precisamos identificar a causa e agir o mais rápido possível para que a planta não morra.
Normalmente as plantas secam por 3 motivos:
Case 1
Se você foi viajou e não teve como deixar alguém cuidando de suas plantinhas e quando voltou elas estavam quase em óbito, saiba que, se ainda estão vidas, é possível recuperá-la.
O excesso de água pode matar uma planta. Mas, em casos extremos, ele é necessário. Veja abaixo um passo a passo para recuperar suas plantas.
- Elimine folhas e galhos secos.
- Retire a planta do vaso ou do jardim, com o devido cuidado para manter as raízes intactas.
- Coloque a planta, junto com a terra, em um recipiente maior do que o seu tamanho e cheio de água morna, para aumentar a absorção da água na terra.
- Deixe a planta nesse processo de hidratação por dez minutos.
- Drene o excesso de água.
- Após escorrer, leve a planta de volta ao seu vaso ou área de plantio.
- Pulverize as folhas com água.
- Se ela ficou tempo demais exposta ao sol e calor, deixe-a na sombra por algum tempo até que se recupere.
Fique atento aos sinais de recuperação da planta. Faça regas constantes, mantendo o solo sempre úmido. Se ela não esboçar nenhuma brotação, foi tarde demais. Ela se foi!
Case 2
Existem muitas plantas que só sobrevivem à meia sombra ou sombra, é o caso da costela-de-adão, por exemplo que detesta sol em abundância.
A principal dica neste caso, é que você pesquise com um jardineiro, paisagista, no Google ou deixando um comentário nesse post, se sua espécie de planta em questão se desenvolve à sombra, meia sombra ou sol. Se diagnosticar que ela se desenvolve longe do sol, retire-a do ambiente imediatamente e coloque-a à sombra. Regue, adube e espere.
Leia também: COMO CUIDAR DE SUA COSTELA DA ADÃO
Case 3
Você mudou sua planta de vaso ou de lugar no seu jardim, e ela começou a secar! Isso é bastante comum, mais fácil de resolver.
Observe se há galhos ou folhas secas, mas se também há novas brotações. Quando uma planta é mudada de lugar ela precisa de um tempo para se adaptar. Elas são seres vivos, e assim como nós, sentem uma mudança de habitat. Então, tenha um pouco de paciência, tenha atenção as regas e observe se ela está dando sinais de brotações. Pode os galhos e folhas secas, para que não roubem a energia dessa planta.