Como cuidar de sua Costela da Adão

Categorias: Decoração, Dicas, Planta

Pertencente ao gênero Monstera, a planta conhecida como Costela de Adão, também chamada de Monstera deliciosa, é uma folhagem de origem mexicana acostumada a climas tropicais. Possui enormes folhas verdes escuras entrecortadas num desenho que lembra o de uma costela.

A planta é aposta da vez na hora de fazer arranjos para enfeitar a casa. Mas também virou estampa de capas de almofadas, papéis de parede e até de peças de roupas. Normalmente é a moda que dita as tendências de decoração, mas dessa vez o paisagismo foi quem influenciou o mundo da moda.

Força e resistência são adjetivos ideais para definir a Costela-de-adão, pois elas podem se adaptar com rapidez a quase todo tipo de ambiente. A espécie tem se tornado uma opção exótica para decorar pequenos jardins, varandas ou mesmo ambientes internos.

Rústica e prática, ela pode sobreviver em ambientes com pouca água, luz e também em temperaturas a baixo dos 18° C. Para cultivar a espécie é simples. Por isso, abaixo separamos algumas dicas:

  • A costela-de-adão é planta de meia-sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula.
  •  É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados. Nos dias ensolarados, é preferível deixá-la dentro de casa, recebendo os raios solares de maneira indireta.
  •  Acostumada a climas tropicais, a Costela-de-adão deve, preferencialmente, ser plantada no verão ou primavera, quando o clima é úmido e agradável a ela.
  • A terra, de preferência, precisa ser mantida úmida e com pequenas quantidades de adubo orgânico, para facilitar a fertilização do solo.
  •  A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão. Na primavera, é recomendável aplicar adubo líquido uma vez ao mês.
  • Para ajudar sua planta a se desenvolver limpe suas folhas com uma esponja úmida. Com isso, além de retirar o pó que se acumula em suas folhas, você evita que a folhagem fique completamente seca.
  • Se você vive em um apartamento muito pequeno, esta não é uma planta aconselhável. Vendida tanto em pequenos vasos quanto em cachepôs, a Costela-de-adão costuma ter um crescimento acelerado e constante.
  • O procedimento de poda deve ser feito na primavera, época onde a espécie mais se desenvolve. A partir daí é preciso cortar galhos e hastes que estejam grandes.
  •  A Monstera Deliciosa Silvestre produz um fruto tóxico. Porém, as plantas que são cultivadas em apartamento não costumam dar esse famoso fruto.
  •  O fruto gerado pela Costela de Adão pode ser consumido após um ano de maturação. Caso seja consumido antes disso, pode causar lesões na língua, garganta e estômago.
  • Suas folhas e caules, por sua vez, podem causar náuseas, dores de cabeça e vômitos intensos ao serem ingeridas. Por isso, quando for tratar da sua Costela-de-adão, use luvas e certifique-se de não encostar as mãos no rosto. Lave as mãos antes e depois de manuseá-la e tome cuidado extra com crianças pequenas e animais de estimação.

A Costela de Adão é indicada como a planta do momento pelos profissionais de paisagismo e vem se destacando, também, no meio da moda. Por tanto, vale apostar nessa planta para decorar sua casa.

Postado em 22 de Maio de 2017 | 62 comentários, clique aqui para ler

62 Comentários

  • Lucas

    09/08/2018

    A minha costela de adao tem folhas que estão cheias de pontinhos marrom do tamanho de formigas. Quando eu arranco os pontinhos a folha esta normal por baixo. É Praga? Ela está linda no vaso e não para de crescer raízes mas nada de folhas novas. O vaso e grande mas eu queria que ela evoluisse mais. E esses pontinhos sumissem. O que posso fazer?

    • HM Jardins

      14/08/2018

      Olá Lucas, Eu indico que higienize semanalmente com óleo brilha folha da Dimy, é possível que encontre em floriculturas ou agropecuárias (dependendo do lugar em que esteja). Esse óleo higieniza e protege a folha. A cada 4 meses é bom fazer uma adubação boa, com adubo orgânico e usar um adubo líquido umas 2 vezes por mês, isso vai manter a planta forte. Abraços

  • Neli

    03/07/2018

    Ganhei um vaso lindo com essa planta botei no sol queimou toda tá amarela pareceque vai morrer oq facot

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Neli, A costela-de-adão é planta de meia-sombra, por isso é ideal para ambientes onde a incidência de raios solares seja indireta ou quase nula. Sugiro que tire do sol, melhore as regas, adube o solo com um composto orgânico e espere a planta reagir. Pode ser que resista! Abraços

  • Ana Paula Andrés

    03/07/2018

    Bom dia, tenho minha costela de Adão ha 20 anos, esta num vaso grande, tive uns tempos menos bons e abandoneia um pouco. Dei com ela com uma espécie de lapinhas e toda colando. Gostaria de saber k posso fazer para ainda a recuperar k ela esta enorme e teria muita pena de a perder. Desde ja obridada. Paula

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Paula, Realmente uma costela de adão de 20 anos precisa ser valorizada e cuidada. O vaso precisa ser grande mesmo, pois o torrão da planta deve ter bastante raiz e com isso sobra pouco espaço para terra e pra ela aproveite os nutrientes do solo. Mantenha a terra úmida e com pequenas quantidades de adubo orgânico, para facilitar a fertilização. Tire a planta do sol, ela precisa ficar a meia sombra. O sol pleno vai secar o solo e queimar a planta, e ela gosta de terra úmida. Você pode fazer algumas podas. E aguardar ela reagir... demora um pouco, mas você vai perceber... Abraços

  • Sandra

    01/07/2018

    Olá! Você vende mudas da Costela de Adão?

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Oi Sandra, Sim vendemos. Rua São Manoel 2185, Porto Alegre - RS 51 3339 7064 Abraços

  • Nathalia Mello

    28/06/2018

    Bom dia, tenho uma linda costela de adão no meu quintal, ela está presa à uma árvore onde ela tem sombra boa, ou seja, não pega sol diretamente, apesar de ter uma boa iluminação. O que acontece é que ela não deu fruto, a pouco tempo nasceu muitas folhas novas, mas fruto nada. Eu amo a mostera deliciosa, e queria que ela desse ao menos um e até agora nada! O que pode ser?

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Nathalia, A primeira coisa é ter certeza que o que você tem é a monstera, pois ela é facilmente confundida com o Guaimbê (Philodendro bipinnatifidum). As duas folhagens frutificam apenas na presença da mamangava, abelha que é seu polinizador natural. Os frutos surgem ao longo do ano, especialmente na primavera e no verão. Abraços

  • graziela

    28/05/2018

    Boa tarde! Posso deixar a planta em vaso com água e não em vaso com terra? Obrigado

    • HM Jardins

      29/05/2018

      Oi Graziela, Sim, pode ficar sempre na água, essa planta também se adapta a água. Só é importante trocar a água com certa frequência. Abraços

  • Pedro Carvalho

    02/05/2018

    Boa noite! Qual a velocidade média de crescimento da costela de Adão, plantará no solo e bem adubada. Será cultivada a meia sombra . Melhor perguntando, quanto ela poderá crescer em 1 ano? Hoje ela está com cerca de 1 m de altura.

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Oi Pedro, Difícil te responder isso, porque cada planta reage de um jeito as condições naturais e em vasos. Na natureza, e bem cuidada, adubada, ela vai crescer... Não sei te precisar quanto... talvez algo em torno de meio metro ao ano. Num vaso, tudo pode acontecer... pode ser que cresça, por ser que estagne. E vasos o crescimento é mais lento. Abraços

  • Ana Maria Lopes

    12/04/2018

    Ola , boa noite , encontrei este site porque procurei algo que me ajudasse a tirar algumas duvidas sobre esta planta. Tenho-a ha uns vinte anos, e ela nao me cresceu exageradamente, nesse espaço de twmpo mudei de terra umas 5 vezes, mas tem caules finos e esteve muitos anos em que as folhas nao se abriram, portanto nao eram rachadas. Pensei que talvez fosse preciso podá-la, voce me pode ajudar? Mil vezes obrigada

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Ana Maria, Provavelmente o tamanho do vaso está influenciando no crescimento da planta. Procure um vaso maior, adube e aguarde o resultado. Abraços

  • Saran orita

    29/03/2018

    Olá, minha costela de Adão acabou secando um pouco e tem algumas folhas que estão marronzadas. Tem como recuperar elas?

    • HM Jardins

      06/04/2018

      Olá Saran, Me parece que está faltando adubo e água. É preciso ver se o ambiente que ela está localizada é adequado, se recebe iluminação devida. Folhas marrons pode ser falta de potássio.

  • Cristina Oganeku

    17/03/2018

    Ola!! Comprei uma muda de costela de Adao ! Aquí no Japao e inverno ainda. Faltam poucos días para a primaveira chegar. Transplantei ela e desde entao ela nao para da suar! Mais e muita agua que sai das folhas! Que pode estar acontecendo??? Ele está muito bonita e crecendo....o problema e que nao da para deixar dentro de casa porque de manha tem um río dentro de casa de tanta agua que sai da planta...

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Cristina, Essa água que você identifica como suor é um processo de transpiração da planta. Isso pode acontecer para que a planta leve da raiz a extremidade das folhas todos os sais minerais que necessita. Além da perda de água na forma de vapor que ocorre na transpiração, as plantas também perdem água na forma líquida no processo denominado gutação. Este ocorre quando o ar está saturado de vapor de água, de modo que a transpiração diminui ou pára. Esta saída de água no estado líquido ocorre através de estruturas chamadas hidátodos que secretam água que é levada para a superfície da folha pelos traqueídios terminais dos feixes vasculares. Isso é uma atividade normal em algumas plantas! Abraços

  • Maria do Socorro Monte Henrique

    28/02/2018

    Gostaria de saber pq a minha costela começa dair o fruto e fecha sem concluir?

    • HM Jardins

      06/04/2018

      Olá Maria do Socorro, Pode estar faltando algum nutriente na planta. Capriche no adubo orgânico. Isso sempre acontece ou foi um fato isolado? Abraços

  • PRISCILA

    21/02/2018

    Ola, recentemente adquiri uma costela de adao mas o vendedor me disse que é a mini. Saberia me dizer se esse tipo tb é trepadeira e que tamanho fica mais ou menos? Obrigada!

    • HM Jardins

      18/04/2018

      Olá Priscila, Cresce em torno de 40 cm. Também é uma trepadeira. Abçs

  • Marlete Pires

    17/02/2018

    Boa noite ..Gostaria de saber porque a minha costela de Adão não cresce o caule ? é uma mudinha pequena com duas folhas o caule é tão pequeno que as folhinhas encostam na terra do vaso. Se puder me ajudar agradeço pela atenção

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Marlete, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Marcia

    11/02/2018

    Que tipo de adubo orgânico devo usar na costela de Adão? A minha está com as folhas amareladas. ..

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Marcia, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Renato

    09/02/2018

    HM Jardins, muito prazer e obrigado pelas dicas! A minha é miniatura, linda, mas uma viagem e o calor/sol intenso do Rio, ocasionaram a queda de todas as folhas... Estamos muito tristes. É possível do caule comprido (mais de 40 cm, 1/3 enterrados em vaso, em apartamento) nascer surgir mais alguma haste com folha se abrindo? Att, Renato Leite

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Renato, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Meire Gil Maceal

    06/02/2018

    Minha costela de adão está exalando um liquido melado nas folhas, co.o fazer para eliminar isso?

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Meire, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Camila

    16/01/2018

    Olá, ganhei uma costela de adão, mas as folhas dela são pequenas, em grande quantidade e algumas nem ficam com o formato de costela. Existem tipos diferentes? Pq na internet sempre aparece com poucas folhas e bem grandes e vistosas. O que acontece com a minha?

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Camila, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Marion Guimarães Luiz

    14/01/2018

    Minha costela de Adão está muito grande. Queria saber se eu corta-la um pouco perto do chão ela brotará novamente?

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Marion, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Lauro Marquardt

    06/01/2018

    Tenho um sitio em Pomerode, e o antigo proprietário plantou esta planta costela de adão, pois vendiam as sementes. O problema que esta planta se tornou uma praga, pois se expande muito rápido e sobe em outras árvores sufocando e matando. Tem diversos locais no sítio onde tem esta planta. Não morre com veneno e quando se corta, qualquer coisa que se deixe dela na área, brota e ela volta com mais força ainda. Se alimenta através de raiz, através de raízes aéreas que descem e também sugando a árvore que ela sobe. É praticamente impossível exterminar ela. Gostaria que alguém pudesse me ajudar e me dizer como posso fazer para eliminar esta planta, que é uma praga e não deveria ser plantada em nenhuma região aberta, isto é, só deveria ser cultivada em vazos.

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Lauro Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Maria

    28/12/2017

    A minha costela de adão, que crio dentro do ap, está com as folhas sempre com uma gotinha viscosa escorrendo por elas. O que pode ser isso?

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Maria Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Claudia

    13/12/2017

    Minha costela de adão veio pra minha casa com folhas grandes e de um verde intenso. Aqui as folhas nao crescem , ficam pequenas, muitas delas nao se “dividem”, ficam inteiras. O que seria isso? Obrigada!

    • HM Jardins

      19/03/2018

      Olá Claudia, Preparamos um post em nosso blog tentando responder todas as perguntas que foram feitas no artigo sobre costela de adão. Clique aqui Abraços

  • Bruna

    04/12/2017

    Comprei uma muda de costela de Adão e fui transferir para um vaso semelhante, mas as raízes ocupavam quase todo o vaso e não restou muito espaço para terra. Já faz um mês e ela está se desenvolvendo bem mas uma haste já está querendo sair do vaso. Posso cortar parte das raízes para colocar mais terra no vaso ou devo mudar para um vaso maior?

    • HM Jardins

      11/12/2017

      Olá Bruna, Por questão de segurança e saúde da planta, o ideal que é mude todo o torrão para um vaso maior, cortar raízes pode impactar no desenvolvimento da sua planta. Abraços, Bom fim de ano.

      • Bruna

        09/02/2018

        Uhhnn... obrigada pela dica! Acabei demorando a ver a resposta.. dividi o torrão em dois vasos e tirei um pouco das raízes mas as duas mudas pararam de crescer.. tem algo que eu possa fazer para recuperar? Plantei as mudas apenas com substrato. Devo adubar?

  • Suênia Canabrava

    27/11/2017

    Tenho uma dentro de casa, mas desde que adquiri ela não tem se desenvolvido... Não brotou nenhuma folha e as que tinha tem ficado com manchas pretas. Já adulbei com casca de ovo..Com calcário... usei ante fungos na folha... O que posso fazer pra que ela desenvolva?

    • HM Jardins

      30/11/2017

      Olá Suênia, As manchas pretas podem ser causadas pela luz solar forte e direta, ela gosta de meia sombra. A costela-de-adão não gosta de terra muito adubada, pois o excesso de adubo queima as folhas. Se sua planta estiver dentro de casa, não molhe demais. Oriento que não coloque casca de ovo pois deixa a terra ácida, cria micro organismos na terra e acaba danificando a planta. O calcário, que você menciona que usou, vai regularizar o solo, mas é interessante primeiro fazer a compostagem e usar um solo de compostagem. Abraços.

  • Maria de Fátima

    27/11/2017

    O q eu devo fazer quando as folhas estão amarelando

    • HM Jardins

      30/11/2017

      Olá Maria de Fátima, Pode ser excesso de água ou carência de um adubo orgânico. A costela de adão não é uma planta que curte muita água, nem muito sol. Então procure não encharcar o solo e providencie uma compostagem. Abraços.

  • Mônica

    19/11/2017

    Oi peguei uma estaquia de costela de Adão que contém uma folha e um fruto como faço para plantar? Retiro a folha e o fruto? E a estaquia planto deitada ou em pé?

    • HM Jardins

      30/11/2017

      Olá Mônica, Você retira a folha, retira o fruto, e pode enterrar ela em pé. O ideal é fazer primeiro a muda num saquinho, fazendo uma boa drenagem. Pode misturar um composto orgânico com areia ou com uma vermiculita junto; depois que ela pegar, (primeira a muda) você planta ela num jardim. Abraços.

  • carine

    07/11/2017

    Olá, pode me passar o tamanho que a planta pode chegar adulta? caso seja mantida em um jardim interno e tutoriada para que não suba para as paredes? obrigada!

    • HM Jardins

      08/11/2017

      Olá Carine, A costela-de-adão é uma trepadeira que se tutoriada pode chegar a 10, 12m de altura. Abraços

  • Chendler

    06/11/2017

    Consigo plantar uma Costela de Adão usando seu fruto ainda não maduro?

    • HM Jardins

      07/11/2017

      Olá Chendler, Como vai? Costela-de-Adão se faz muda somente através de estáquia. Corte uma parte do caule da costela-de-adão com uma tesoura afiada bem abaixo da junta de um caule ou folha. Tire pelo menos de 5 a 8 cm do caule verdadeiro da planta, e não do caule da folha. Faça o corte logo abaixo de uma raiz aérea, caso haja uma. Use a tesoura para retirar as folhas da base do caule, pois deve haver 5 cm de caule descoberto nessa parte. Se quiser conhecer um pouquinho sobre técnicas de multiplicação de plantas, acesse: http://hmjardins.com.br/tecnica-alporquia/ Abraços. HM Jardins

  • Raquel

    05/11/2017

    Algumas novas folhas da minha planta não estão abrindo e ficam internamente pretas. Outras nascem verdes e muito bonitas. Qual seria o motivo de algumas folhas não nascerem saudáveis? Obrigada

    • HM Jardins

      08/11/2017

      Olá Raquel, Tudo bem? Como a costela-de-adão é uma planta que gosta de sombra e meia sombra, quando sair o broto, se pegar muito sol, é possível que danifique as folhas novas (queima). Esse é o principal motivo. Outra possibilidade é a falta de algum nutriente. Você pode regularizar o solo misturando um pouco de calcário e usar um adubo orgânico. Abraços

  • Rodrigo Oliveira

    28/10/2017

    Olá. É possível retirar algumas hastes de uma planta ja crescida em um local e mante-las dentro de uma pote com ´gua? Qual será a durabilidade?

    • HM Jardins

      31/10/2017

      Olá Rodrigo, Plantas como Costela de Adão, Dracena, Pau Dágua podem sim enraizar na água. A Costela em si, é uma planta resistente. Para mantê-la dentro de um vaso com água você precisa retirar a ponta da costela, com tronco, caule...e passar pra água. Oriento colocar uma brita, ou pedrinha no fundo. Semanalmente troque água para eliminar a proliferação de micro-organismos que possam matar a planta. Abraços, Equipe HM

  • luciana

    23/10/2017

    Ola, é possivel cultivar a costela de adão em um vaso com agua ao inves de terra ? Se sim, com que frequencia preciso trocar a agua e ate que altura da planta ela deve cobrir ?

    • HM Jardins

      25/10/2017

      Olá Luciana, Sim é possível. Precisa pegar as pontas da costela de adão e trocar água semanalmente. Abraços.

  • Carmem Regina Cardillo

    22/05/2017

    Que linda lembrança esta publicação, lembrei de quando criança meu pai cuidava de uma com muito carinho

Deixe seu comentário!