Dúvidas sobre a Costela de Adão

Categorias: Curiosidades

Se você ganhou ou possui uma ou mais plantas de costela-de-adão aí na sua residência, e observa que alguma coisa não anda bem, vamos tentar te ajudar dando algumas dicas preciosas sobre os cuidados e manutenção da sua monstera deliciosa.

Todas essas perguntas foram feitas por leitores no post Como cuidar de sua Costela da Adão e decidimos compartilhar aqui todas as respostas.

1.      As folhas não crescem

Se sua costela de adão parou de crescer ou se você ganhou uma muda, mas percebe que o crescimento está estagnado, é importante saber que:

A costela-de-adão é uma planta que se desenvolve em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Então a primeira coisa a fazer é tirá-la do sol. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol. Adube e espere!

2.      As folhas da costela-de-adão não se dividem, por quê?

Muita gente não sabe que, quando muda, pequena, a folha da costela-de-adão não apresenta o formato de costela. A medida que vai crescendo é que os gomos vão aparecendo, logo isso está relacionado com a idade das folhas.

costela-pequena

 

 3.      Uma gosma escorre pelas folhas (planta de dentro de casa) , por quê?

A gosma que escorre pelas folhas é a seiva da planta, absolutamente comum. Mas cuidado! A sua seiva é tóxica em contato com as mucosas.

4.      A costela se multiplicou e virou praga, como eliminar essa planta?

Muito cuidado com isso. Para eliminar, ou você arranca todas puxando o caule junto com as raízes ou usa alguma química no solo, mas precisa ser feito com muita cautela porque pode comprometer a saúde do solo. Não significa deixa-lo infértil, mas pode ser que demore para se recuperar do veneno usado.

5.      Como podar a costela-de-adão?

Remova folhas inteiras ou parciais. Para retirar folhas inteiras, faça um corte reto na haste, ao invés de um diagonal, o mais perto possível da ramificação. Quando apenas uma parte da folha apresentar sinais de danos, remova somente a parte danificada, usando alicates ou tesouras, a menos que você prefira, por razões estéticas, remover a folha toda.

Descarte as partes podadas queimando-as ou jogando-as no lixo. A costela-de-adão é venenosa, e o ácido oxálico que contém pode causar irritação.

6.      As folhas da minha costela não têm formato de costela, por quê?

Ou são folhas muito novas, ou a planta que você tem não é costela-de-adão. Pode ser da família, como o Guaimbé, que muitos confundem com a Monstera.

Philodendron_undulatum

7.      É possível do caule comprido (mais de 40 cm, 1/3 enterrados em vaso, em apartamento) nascer mais alguma haste com folha se abrindo?

Sim, é possível. Certifique-se que a planta está recebendo água, luz, temperatura e adubação na quantidade certa e dê tempo a ela.

8.      Por que minha costela-de-adão não cresce o caule?

Se estiver num vaso, cheque o tamanho do vaso. A planta precisa espaço para crescer.

9.      Que tipo de adubo orgânico devo usar na costela de Adão?

Nativa da floresta, a Monstera Deliciosa gosta de adubo orgânico. Fazer adubações anuais com adubo orgânico, que pode ser de húmus, casca de ovos ou compostagem e aproveite para afofar a terra próxima a planta. Não sendo possível usar adubo orgânico, usar NPK 10-10-10.

Leia também: Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo

10. Por que as folhas estão amareladas?

Pode ser falta ou excesso de água. A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão.

Outro motivo pode ser o excesso de sol. É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados. Nos dias ensolarados, é preferível deixá-la dentro de casa, recebendo os raios solares de maneira indireta

O terceiro motivo mais propício é a temperatura. Muitas plantas de regiões frias são vendidas em regiões quentes, ou vice-versa. É uma planta tropical, das florestas do sudoeste mexicano e da Guatemala, muito resistente aos fortes ventos que se fazem sentir no seu habitat natural.

Tem tolerância a locais sombrios, o que a torna uma planta adaptável ao interior.

 

Postado em 5 de Março de 2018 | 18 comentários, clique aqui para ler

18 Comentários

  • ana carolina

    26/06/2018

    oi gostaria de saber quanto tempo demora para uma muda crescer? obrigada

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Ana Carolina, Difícil te responder isso, porque a planta em vaso reage de um jeito, na natureza de outro. Em vasos o crescimento é lento, poucos centímetros por ano, no melhor cenário. Abraços

  • Samara

    09/06/2018

    Minhas plantas (temperos morreram ) como devo cultiva-las lembrado que cultivo dentro de casa!

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Olá Samara, Temperos precisam de algumas horas de sol. Por isso, a primeira coisa é rever o lugar. A segunda coisa, talvez é ver se a forma como foram plantados está correta. O solo é úmido, mas não encharcado. Por isso, uma pedinhas ou cinasitas no fundo ajudarão a drenar. O excesso de água precisa sair. Por último, a terra, você pode comprar uma boa terra e misturá-la a húmus ou composto orgânico que é um solo rico em componentes... Não desanime, temperinhos é assim mesmo.. é tentativa x erro. Até pegar o jeito. Grande abraço

  • Alessandra Aparecida de Mello

    27/05/2018

    Transplantei uma costela de Adão para um vaso maior a planta estava na floricultura!!! Demora a enraizar novamente .

    • HM Jardins

      29/05/2018

      Olá Alessandra, Não demora! Mas a planta sente o transplante e tudo é uma questão de adaptação a essa pequena mudança... sendo um solo rico, fazendo as regas corretas, em poucas semanas ela já estará enraizada. Abraços

  • Leticia

    17/05/2018

    Comprei minha costela de Adão e estava regando mais de duas vezes na semana e as folhas começaram a amarelar e murchar. Já não faço mais a rega nessa quantidade, mas as folhas não param de morrer. O que faço?

    • HM Jardins

      04/07/2018

      Oi Letícia, Onde ela está? dentro de casa? Na rua? É importante colocar em meia sombra... nem sol a pino, nem apenas sombra. Solo úmido, mas não encharcado, por isso precisa ver as condições de drenagem do solo. E, por ultimo, a terra precisa estar adubada e enriquecida. A planta está em vaso, certamente, por isso você precisa proporcionar os nutrientes que ela teria na natureza. Abraços

  • Renan

    11/05/2018

    Ola! Minha costela de adão veio com cochonilhas de carapaça. Borrifei compostos com fumo, com sabão em pedra,depois com os dois, usei óleo de neem, retirei manualmente de forma sistemática as cochonilhas das folhas e caules, podei. A praga passou para um vaso de bromélias minhas e está passando para a jibóia que plantei junto da costela de adão. Checo diariamente a planta e continuam aparecendo novas cochonilhas apesar de todo esse esforço. O vaso tem uns 2 anos mas não está nem perto de estar saturado de raízes, o substrato é 100% terra orgânica. Ela fica dentro de casa e toma pouco sol direto. Socorro! Não sei mais como agir.

    • HM Jardins

      14/08/2018

      Olá Renan, Eu indico que higienize semanalmente com óleo brilha folha da Dimy, é possível que encontre em floriculturas ou agropecuárias (dependendo do lugar em que esteja). Esse óleo higieniza e protege a folha. A cada 4 meses é bom fazer uma adubação boa, com adubo orgânico e usar um adubo líquido umas 2 vezes por mês, isso vai manter a planta forte. Abraços

  • Renata

    09/05/2018

    Bom dia! Tenho uma Costela de Adao em um vaso relativamente pequeno. Ela tinha 2 folhas e já nasceram mais 2. Mas nascem do tronco hastes (não sei se é raiz ou outro tronco) que cresce bastante. Já passou a mesa e chega até o chão (o vaso está em cima de uma mesa). Tem um formato cilíndrico e marrom. Posso cortar? O que faço? Muito obrigada

    • HM Jardins

      14/08/2018

      Olá Renata, Esse pendão é a raiz, pode ser cortada, mas tira um pouco a estética da planta. Quando na rua, essas raízes externas são usadas para apoio e sustentação da planta. Abraços

  • Cinthja

    07/05/2018

    A minha costela de Adão está com pintinhas marrom! E algumas mais largas. O desenho da costela está se perdendo pois ela está rasgando e as beiradas estão envergando. Como posso fazer para ajudá-la? Obrigada!

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Cinthja, Consegue enviar foto da sua planta pra vermos se conseguimos orientar melhor? Whats 051-99842-2295 Abraços

  • Pricila

    20/04/2018

    Minha planta costela de Adão ficou no sol e as pontas das folhas queimaram. tem como recupera-las?. As raízes estão para fora da terra isso e bom ou não?

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Pricila, Consegue enviar foto da sua planta pra vermos se conseguimos orientar melhor? Whats 051-99842-2295 Abraços

  • Aly

    21/03/2018

    Podei errado uma folha sem ramificações. Podei no meio do caule. O que fazer? Podo mais próximo da raiz ou deixo como está? :(

    • HM Jardins

      06/04/2018

      Pode podar novamente mais abaixo da raíz, se ainda não houve brotação. Abraços

Deixe seu comentário!