Dúvidas sobre a Costela de Adão

Categorias: Curiosidades
Compartilhe no WhatsApp

Se você ganhou ou possui uma ou mais plantas de costela-de-adão aí na sua residência, e observa que alguma coisa não anda bem, vamos tentar te ajudar dando algumas dicas preciosas sobre os cuidados e manutenção da sua monstera deliciosa.

Todas essas perguntas foram feitas por leitores no post Como cuidar de sua Costela da Adão e decidimos compartilhar aqui todas as respostas.

1.      As folhas não crescem

Se sua costela de adão parou de crescer ou se você ganhou uma muda, mas percebe que o crescimento está estagnado, é importante saber que:

A costela-de-adão é uma planta que se desenvolve em florestas bem úmidas e sombreadas, não suporta, portanto, sol direto nas folhas. Então a primeira coisa a fazer é tirá-la do sol. Deixe o vaso num local protegido de ventos fortes, de preferência perto de uma janela, onde bata muita luz, mas não sol. Adube e espere!

2.      As folhas da costela-de-adão não se dividem, por quê?

Muita gente não sabe que, quando muda, pequena, a folha da costela-de-adão não apresenta o formato de costela. A medida que vai crescendo é que os gomos vão aparecendo, logo isso está relacionado com a idade das folhas.

costela-pequena

 

 3.      Uma gosma escorre pelas folhas (planta de dentro de casa) , por quê?

A gosma que escorre pelas folhas é a seiva da planta, absolutamente comum. Mas cuidado! A sua seiva é tóxica em contato com as mucosas.

4.      A costela se multiplicou e virou praga, como eliminar essa planta?

Muito cuidado com isso. Para eliminar, ou você arranca todas puxando o caule junto com as raízes ou usa alguma química no solo, mas precisa ser feito com muita cautela porque pode comprometer a saúde do solo. Não significa deixa-lo infértil, mas pode ser que demore para se recuperar do veneno usado.

5.      Como podar a costela-de-adão?

Remova folhas inteiras ou parciais. Para retirar folhas inteiras, faça um corte reto na haste, ao invés de um diagonal, o mais perto possível da ramificação. Quando apenas uma parte da folha apresentar sinais de danos, remova somente a parte danificada, usando alicates ou tesouras, a menos que você prefira, por razões estéticas, remover a folha toda.

Descarte as partes podadas queimando-as ou jogando-as no lixo. A costela-de-adão é venenosa, e o ácido oxálico que contém pode causar irritação.

6.      As folhas da minha costela não têm formato de costela, por quê?

Ou são folhas muito novas, ou a planta que você tem não é costela-de-adão. Pode ser da família, como o Guaimbé, que muitos confundem com a Monstera.

Philodendron_undulatum

7.      É possível do caule comprido (mais de 40 cm, 1/3 enterrados em vaso, em apartamento) nascer mais alguma haste com folha se abrindo?

Sim, é possível. Certifique-se que a planta está recebendo água, luz, temperatura e adubação na quantidade certa e dê tempo a ela.

8.      Por que minha costela-de-adão não cresce o caule?

Se estiver num vaso, cheque o tamanho do vaso. A planta precisa espaço para crescer.

9.      Que tipo de adubo orgânico devo usar na costela de Adão?

Nativa da floresta, a Monstera Deliciosa gosta de adubo orgânico. Fazer adubações anuais com adubo orgânico, que pode ser de húmus, casca de ovos ou compostagem e aproveite para afofar a terra próxima a planta. Não sendo possível usar adubo orgânico, usar NPK 10-10-10.

Leia também: Faça composteira caseira e tenha o melhor adubo

10. Por que as folhas estão amareladas?

Pode ser falta ou excesso de água. A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão.

Outro motivo pode ser o excesso de sol. É aconselhável colocá-la ao sol, em exposição direta, somente durante o inverno ou em dias nublados. Nos dias ensolarados, é preferível deixá-la dentro de casa, recebendo os raios solares de maneira indireta

O terceiro motivo mais propício é a temperatura. Muitas plantas de regiões frias são vendidas em regiões quentes, ou vice-versa. É uma planta tropical, das florestas do sudoeste mexicano e da Guatemala, muito resistente aos fortes ventos que se fazem sentir no seu habitat natural.

Tem tolerância a locais sombrios, o que a torna uma planta adaptável ao interior.

 

Postado em 5 de Março de 2018 | 8 comentários, clique aqui para ler
Compartilhe no WhatsApp

8 Comentários

  • Alessandra Aparecida de Mello

    27/05/2018

    Transplantei uma costela de Adão para um vaso maior a planta estava na floricultura!!! Demora a enraizar novamente .

    • HM Jardins

      29/05/2018

      Olá Alessandra,Não demora! Mas a planta sente o transplante e tudo é uma questão de adaptação a essa pequena mudança... sendo um solo rico, fazendo as regas corretas, em poucas semanas ela já estará enraizada.Abraços

  • Cinthja

    07/05/2018

    A minha costela de Adão está com pintinhas marrom! E algumas mais largas. O desenho da costela está se perdendo pois ela está rasgando e as beiradas estão envergando. Como posso fazer para ajudá-la?Obrigada!

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Cinthja,Consegue enviar foto da sua planta pra vermos se conseguimos orientar melhor?Whats 051-99842-2295Abraços

  • Pricila

    20/04/2018

    Minha planta costela de Adão ficou no sol e as pontas das folhas queimaram. tem como recupera-las?. As raízes estão para fora da terra isso e bom ou não?

    • HM Jardins

      08/05/2018

      Olá Pricila,Consegue enviar foto da sua planta pra vermos se conseguimos orientar melhor?Whats 051-99842-2295Abraços

  • Aly

    21/03/2018

    Podei errado uma folha sem ramificações. Podei no meio do caule. O que fazer? Podo mais próximo da raiz ou deixo como está? :(

    • HM Jardins

      06/04/2018

      Pode podar novamente mais abaixo da raíz, se ainda não houve brotação.Abraços

Deixe seu comentário!