Plantas para se ter dentro de casa

Categorias: Cactos, Dicas, Planta, Suculenta

Ter plantas dentro de casa traz muitos benefícios, elas têm o poder de deixar os ambientes cheios de vida e mais agradáveis, além de proporcionar um toque mais acolhedor aos cômodos de nossa casa.

Além da estética, as plantas também são ótimas para a saúde dos moradores da casa, já que elas são capazes de eliminar diversas toxinas presentes no ar, proporcionando, assim, maior qualidade de vida.

Se você mora em apartamento ou não tem um jardim para cultivar suas plantinhas, não fique triste, você pode sim ter plantas dentro de casa! Há diversas espécies que se desenvolvem muito bem quando colocada em vasos dentro de casa. Veja as opções a seguir e saiba como fazer a sua escolha!

CRÓTON

Os crótons chamam atenção por suas folhas grandes, coloridas e brilhantes. Elas podem apresentar tamanhos variados e mesclar entre os tons verde, vermelho, amarelo, roxo ou rosa, formando lindas combinações. Sua folhagem exuberante depende da exposição ao sol para se manter, por isso, posicione-a próxima a uma janela. É importante ressaltar que ela não se adapta bem em locais com ar condicionado, então, evite colocá-la em cômodos em que o aparelho está instalado. Utilize luvas sempre que precisar manipular a planta, pois a sua seiva pode provocar irritações na pele.

CACTO

Fáceis de cuidar, os cactos também são ideais para aqueles que não possuem tempo ou prática para realizar a manutenção das plantas. Seu cultivo exige pouca água e muita exposição ao sol — quanto mais sol ele receber, mais bonito e robusto ficará.

SUCULENTA

São plantas que apresentam raiz, talo ou folhas engrossadas — característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Costumam “avisar” quando necessitam de algum cuidado, portanto, preste muita atenção aos sinais que elas emitem. Se as folhas começarem a murchar, aumente (gradativamente) a quantidade de água, mas, se começarem a apodrecer, diminua. Se as folhas começarem a ficar mais finas do que o normal, é sinal de que a planta não está recebendo a quantidade necessária de luz. O ideal é proporcionar, pelo menos, quatro horas diárias de sol para que a planta se mantenha saudável.

ESPADA DE SÃO JORGE


A espada-de-São-Jorge não possui caule e suas folhas são longas, achatadas e podem atingir cerca de 1 metro de altura. A mais comum das espécies possui uma coloração verde, com manchas transversais em um tom de verde mais escuro e a borda amarelada. Essa é uma excelente escolha para quem não possui muito tempo para realizar a manutenção, já que não exige muitos cuidados. Além disso, essa é uma planta extremamente resistente, capaz de suportar, até mesmo, ambientes com ar-condicionado.

ORQUÍDEA

Devido ao seu poder estético, a orquídea é uma das flores mais utilizadas para decorar a casa. A espécie mais comum é a falenópis, cujas flores arredondadas variam entre os tons de rosa, amarelo, branco e púrpura. Por ser muito delicada, é indicado escorar a sua haste com um suporte, evitando, assim, que o caule quebre facilmente. A iluminação indireta é ideal para o seu cultivo, por isso, deixe-a à meia-sombra. Preste atenção na coloração da folhagem: se estiver muito escura, mude a flor de lugar.

BROMÉLIA

Sua inflorescência em tons vermelhos contrastando com o verde escuro das folhas, torna a bromélia uma das espécies mais indicadas para decorar ambientes. Essa espécie deve ser regada a cada dois dias e é necessário passar um paninho úmido no centro de suas folhas para evitar a proliferação de mosquitos. Evite deixá-las em locais onde o sol bate diretamente, pois ele pode queimar suas folhas.

Gostou das dicas? Agora comenta aqui quais as plantas que você vai colocar na sua casa.

 

Postado em 13 de julho de 2022 | Faça um comentário »

Deixe seu comentário!